Carregando...

Forum Baiano

Sobre a submissão de trabalhos

As submissões devem ser realizadas via Internet, a partir do dia 25/09/2019 e terá o seu prazo final dia 10/10/2019;

O Fórum Baiano de Bibliotecas Escolares receberá inscrições de trabalhos técnico-científicos em duas categorias: TRABALHOS PARA COMUNIDADE ORAL no formato texto completo/artigo que descrevam resultados de pesquisas científicas concluídas ou em andamento e relatos de experiências; e, na categoria BOAS PRÁTICAS que descrevam relatos de experiências e casos de sucesso desenvolvidos na escola. Serão considerados principalmente a originalidade, o mérito e a objetividade na escrita e organização técnico-científico dos trabalhos.

Destacam-se os eixos temáticos:

  • I. Competência em Informação na Biblioteca Escolar;
  • II. Práticas leitoras na biblioteca Escolar;
  • III. Mediação da leitura.

Orientações gerais

  • Só serão aceitos trabalhos completos não publicados e resultantes de pesquisas já concluídas ou em estágio avançado de desenvolvimento e boas práticas já realizadas nas escolas;
  • As submissões devem ser realizadas via Internet, a partir do dia 25/09/2019 até o dia 10/10/2019;
  • A cada participante é permitida a submissão de, no máximo, três trabalhos no evento, consideradas as modalidades de autoria e coautoria. No caso de submissão de mais de três trabalhos serão excluídos os últimos de acordo com a data e hora de submissão;
  • Os trabalhos devem ser submetidos em formato A4, com 10 a 15 páginas, inclusive folha de rosto, na modalidade trabalho completo/artigo científico;
  • As boas práticas devem estar no formato do formulário em anexado nesta página;
  • Os textos devem estar no formato .pdf;
  • O tamanho máximo do arquivo para submissão é 5 mb.

Template de Trabalho Completo - Baixe aqui o artigo

Template de Boas Práticas - Baixe aqui o formulário

Template de Apresentação Oral - Trabalho completo - Baixe aqui o template de apresentação completo

Template de Apresentação Oral – Baixe aqui o template de apresentação - boas práticas

  • Quem pode submeter trabalhos: Gestores, professores, coordenadores pedagógicos, bibliotecários, auxiliares de biblioteca e pesquisadores. Estudantes de graduação podem submeter trabalhos, desde que com a coautoria do orientador e/ou professor;
  • Os trabalhos não podem apresentar em seu conteúdo ou nome do arquivo de envio, informações que possam identificar os seus autores;
  • O prazo final para submissão dos trabalhos é 30/09/2019;
  • Os trabalhos serão submetidos ao processo de avaliação conhecido por “avaliação cega”, no qual os autores desconhecem a identidade dos avaliadores e os avaliadores desconhecem a procedência do trabalho;
  • Após a submissão será permitido alterar os trabalhos no máximo após 24 horas de submissão, salvo recomendações dos avaliadores;
  • A decisão final sobre os trabalhos submetidos será do Comitê Científico, que levará em conta, além dos pareceres a cega, os seguintes critérios: escopo ao tema do evento, originalidade, relevância, mérito e rigor técnico-científico, qualidade da apresentação e acatamento às especificações aqui enunciadas;
  • Os casos omissos ou não previstos nessas regras serão solucionados mediante apreciação pela Comissão Científica do Fórum Baiano de Bibliotecas Escolares.

Orientações para a apresentação

  • Os trabalhos aceitos serão apresentados oralmente durante as sessões de comunicações científicas do evento, 30/10 boas práticas e 31/10 trabalhos completos/artigos;
  • Para as apresentações dos trabalhos aprovados, os autores deverão estar inscritos no evento;
  • Somente um dos autores poderá efetuar a apresentação oral;
  • O tempo de exposição será de 10 a 15 minutos;
  • Será emitido certificado de trabalho aceito e apresentado para cada autor, desde que inscrito no Evento. No certificado constarão os nomes de todos os responsáveis pela elaboração do trabalho;
  • A não apresentação do trabalho implica no cancelamento da emissão do certificado;
  • Projetores multimídia (datashow) estarão disponíveis para a apresentação;
  • O formato de apresentação deve seguir o template do evento;
  • Recomenda-se que o formato dos arquivos das apresentações sejam ppt e pdf.

Superintendência de Planejamento Operacional da Rede Escolar (SUPEC)
Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (SEBE)